Criar um Site Grátis Fantástico

Orientação Escolar e Profissional

Orientação Escolar e Profissional

Uma etapa importante no percurso escolar de um adolescente prende-se com decisões da sua vida futura no âmbito escolar e profissional.

No 9º ano de escolaridade, o jovem tem de decidir a área de estudo dos próximos anos de aprendizagem. Escolher uma área de estudos ou um curso técnico-profissional é muitas vezes vivenciado com indecisões, dúvidas e angústia. É aconselhável que nesta altura o jovem faça provas de orientação vocacional de forma a esclarecer as suas dúvidas e a tomar uma decisão mais consciente, coerente e reflexiva.

Os alunos do 12º ano de escolaridade que desejam continuar os estudos também beneficiam de uma orientação vocacional, mesmo que esta já tenha sido feita anteriormente. Nessa fase, a escolha é mais específica e mais denunciadora do futuro profissional pois o jovem preocupa-se com as notas, as médias, a localização das faculdades e as expectativas da vida.

 Muitas vezes também os alunos do Ensino Superior manifestam dúvidas, angústias e enganos na escolha que fizeram. Quando existe uma indecisão relativamente ao futuro ou a reconsideração na escolha do curso, o jovem pode obter ajuda por parte do psicólogo que o apoia e orienta de forma a conhecer-se melhor, a repensar as suas escolhas e, se for o caso, a tomar novas decisões.

  Na consulta de orientação vocacional, o psicólogo ajuda o jovem a identificar os seus interesses (áreas onde tem uma maior motivação e gosto), aptidões e capacidades nas diferentes áreas para que a sua decisão se baseie num maior conhecimento de si próprio e na melhor compreensão desta etapa de vida, na qual além dos aspectos pessoais também estão incluídos aspectos familiares e sociais.

 

A orientação vocacional é realizada em três momentos distintos:

 - Entrevista pessoal e vocacional com exploração de interesses e conhecimentos prévios relativos à nova etapa de vida.

- Aplicação de uma bateria de testes (testes de personalidade; testes de aptidões e capacidades especificas; testes de maturidade vocacional; testes de interesses profissionais; e, escalas de valores de trabalho).

- Devolução do relatório com discussão e reflexão dos dados obtidos e aconselhamento da melhor opção escolar e de carreira.